Sunday, May 8, 2011

A nova imagem dos telemóveis


Ao longo da sua existência os telemóveis têm mudado muito. Desde os primeiros telemóveis até aos “miniature personal communication devices”, como lhe chamam Nyberg et al. (2001), vai uma grande evolução. A passagem do 2G para o 3G originou o aparecimento de novos dispositivos móveis, mais poderosos e versáteis. Os modelos mais recentes apresentam um grande número de funcionalidades, relativamente aos seus antecessores, centrados na comunicação de voz, câmara, leitor de MP3 e de MP4, gravador de vídeo, rádio digital, relógio, relógio-alarme, calculadora, jogos, Web, GPS e Wi-Fi.
Esta nova geração de dispositivos, também designada por smartphone (telemóvel inteligente), traz um novo conceito de telemóvel que se está a tornar muito popular em todo o mundo, como refere BenMoussa (2004, p. 53), “… a combination of a mobile phone and a PDA have increasingly become popular and hold a great promise”, por apresentar diversas aplicações e funcionalidades baseadas na transmissão de dados.
No sector industrial não há consenso sobre o que é um smartphone e as definições têm mudando ao longo do tempo, no entanto, para Metcalf (2006, p. 10):
“Smart phones are data enabled cellular phones. This brad category spans everything from simple text messaging, to phones that expand open and provide full PDA, Web, and e-mail functions, along with standard voice operations and simple text messaging”.
Os modelos mais recentes ao permitirem acesso à Web, possibilitam a transferência de dados directamente para o pequeno ecrã, através do protocolo WAP (Wireless Application Protocol), similar ao protocolo Web HTTP.
O primeiro iPhone, lançado por Steve Job, surgiu como um aparelho com recursos ultra-sofisticados, mostrando que a evolução é o mais constante nesta indústria. As características dos telemóveis diferem entre si conforme as marcas ou os produtores, em especial no que concerne ao sistema de navegação e aos botões. As funcionalidades de comunicação e a cada vez maior velocidade na transferência de dados, acresce o valor educacional destes dispositivos e aumenta as oportunidades de aprendizagem, como assinala Metcalf (2006, p. 11), “This will open up a world of opportunity for multimedia data to be delivered for a variety of proposes, including learning”.

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