Wednesday, May 4, 2011

A expansão do telemóvel no mundo



Nunca na história do uso de tecnologia na educação houve uma tecnologia que fosse tão rapidamente generalizada como o telemóvel, com aproximadamente 4 biliões destes terminais em todo o mundo para uma população mundial de cerca de 6 biliões. O mercado continuará a apostar na venda destes dispositivos em sectores da sociedade como as camadas mais jovens que os começam a possuir cada vez mais jovens (8 anos no UK) e a posse de mais do que um terminal é já um fenómeno importante, bem como a posse do último modelo (Keegan, 2005).
Os telemóveis são largamente usados tanto para dados como para comunicação de voz e ganharam um papel relevante do ponto de vista comercial, social e cultural. No Japão, por exemplo, os telemóveis são já um importante modo de usar a Internet e o desenvolvimento da Internet tem estado mais ligado ao telemóvel do que ao computador (Coates & Holroyd, 2003; Funk, 2004; Gottlieb & McLelland, 2003). Segundo dados da ANACOM , Portugal chegou aos 15 milhões de subscritores de telemóveis, no final do terceiro trimestre de 2009, com uma penetração de 147%. Dados do relatório Mobile Youth 2009 revelam que em 2011 serão 1,3 biliões de jovens a ter o seu próprio telemóvel, gastando 270 biliões de dólares por ano em tecnologias móveis, sendo mais dinheiro gasto em dados do que em voz.
Com a exponencial expansão do telemóvel em todo o mundo e a convergência entre telemóvel, Internet e computador, tem levado a que este dispositivo tenha vindo a ganhar mais atenção no sector educativo. Para muita gente pensar em telemóvel e educação é uma questão de controlo e regulação (Goggin, 2009). Mas, é preciso que nas instituições educativas o debate sobre as potencialidades do telemóvel na sala de aula comece e se entre numa nova era, passando da proibição para a integração.

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